Fique por dentro
 

Novos tempos na paróquia: como a tecnologia ajuda a evangelização?

Estamos em novos tempos, nesse post você vai descobrir como a tecnologia ajuda na evangelização e como você pode aplicar isso na sua paróquia.

Tecnologia

10.11.2020 | 6 minutos de leitura

Novos tempos na paróquia: como a tecnologia ajuda a evangelização?

A tecnologia mudou a forma como nos relacionamos com as outras pessoas e também com o mundo. E isso impacta inclusive a nossa forma de evangelizar. Sabemos que a tecnologia pode ajudar na evangelização. Mas como aplicar isso na sua paróquia? Acompanhe nosso post e as dicas sobre este assunto.

Estamos em novos tempos, realidades que antes só eram possíveis em filmes de ficção científica (como chamadas de vídeo por exemplo), já se tornaram habituais no nosso dia a dia.  A tecnologia já transformou o mundo em que vivemos, e a tendência é que essa mudança continue em velocidade cada vez mais acelerada.

Sabemos que existem pontos positivos e negativos do uso da tecnologia. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio, para não ficarmos muito aquém dos recursos tecnológicos e perdermos a chance de evangelizar, mas também não podemos nos tornar escravos, ou dependentes das novas tecnologias. Pois todo excesso acaba fazendo mal.

“Estamos diante de um dom de Deus, ou seja, um recurso que pode dar frutos para o bem” (Papa Francisco em sua mensagem aos participantes da plenária da Pontifícia Academia para a Vida referindo-se à tecnologia).

Informações paroquiais


Quantas vezes ao viajar para outra cidade, você quis participar da missa em alguma comunidade e precisou pesquisar online o horário da missa?

Às vezes pode ser fácil encontrar a informação desejada, mas em outros casos pode ser uma dor de cabeça, até porque isso geralmente ocorre aos fins de semana, quando a secretaria não está aberta.

Essa situação pode ser facilmente resolvida se a paróquia manter sempre atualizadas as informações essenciais, como os horários das celebrações.

Para isso não é preciso nem um site (embora ele possa ser muito útil), mas uma página oficial bem atualizada nas redes sociais já pode ser o suficiente.

Além dessas informações como os horários, também pode ser útil aos paroquianos, disponibilizar online a agenda com os próximos eventos paroquiais, e até mesmo os avisos. Pois nem sempre conseguimos lembrar de tudo o que é comunicado ao fim das celebrações.

Para essa comunicação com os paroquianos é interessante até mesmo criar um canal mais estreito de comunicação, como uma lista de transmissão ou um grupo no WhatsApp (aqui sugerimos que somente os administradores do grupo possam enviar mensagens).

Existe também um aplicativo disponível para todas as paróquias do Brasil e sem custo, chamado SouDizimista, o qual possui um local para a paróquia cadastrar a agenda de eventos, celebrações,  avisos, além de permitir ao dizimista fazer sua contribuição do dízimo. Se você quiser conhecer essa tecnologia, clique aqui!

Mensagens de fé

A tecnologia trouxe muitas facilidades e avanços, e um deles é, com certeza, a facilidade de se propagar mensagens, como fotos, imagens, notícias e textos.
Essas mensagens podem ser informativas, motivacionais e até mesmo formativas. Como você está lendo esse texto, um paroquiano poderia ler um artigo escrito por alguém da paróquia ou até mesmo uma mensagem do pároco.

Dessa forma, com a tecnologia, não se está mais limitado apenas ao espaço físico e nem de momentos específicos para levar a mensagem de Jesus Cristo. A evangelização pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar.

Existem paróquias que divulgam textos, áudios, pequenas mensagens, sempre utilizando a tecnologia para isso, e cuidando para não invadir o espaço do paroquiano. Ele precisa querer receber estas mensagens, e também no momento em que desejar não recebê-las deve haver uma forma da paróquia retirá-lo da lista de transmissão, obedecendo assim a lei geral de proteção de dados, LGPD.

Organização


Outra forma de como a tecnologia ajuda na evangelização diz respeito à organização. Nesse momento você deve se perguntar: Mas o que isso tem a ver com evangelização?

Com a organização das demandas da paróquia tanto o padre, como as lideranças e secretários ficam mais disponíveis para o que é mais importante, o contato com as pessoas, o bom atendimento.

Com menos papelada é mais fácil olhar nos olhos daqueles que precisam de um atendimento, seja uma simples informação ou até mesmo um aconselhamento.

Confira aqui um ebook com 10 dicas incríveis para as secretárias de Igreja

Facilidade


Nesses novos tempos a tecnologia está cada vez mais facilitando a vida das pessoas, desde as atividades mais simples do dia-a-dia como preparar uma lista de compras ou mandar um recado, até as atividades mais importantes como o pagamento de contas e outros serviços burocráticos, tudo pode ser realizado por meio de smartphones, tablets e computadores.

Então que tal utilizar a tecnologia para facilitar a vida dos paroquianos? Se eles já utilizam o celular, e o cartão para realizarem pagamentos de contas e até mesmo para fazer compras simples de supermercado, por que não poder fazer contribuições, compras na secretaria da paróquia e eventos, e até mesmo fazer a devolução do dízimo também de maneira digital?

Oferecer alternativas para que se possa contribuir com a Igreja de uma forma mais fácil também é uma forma de evangelizar, pois se está favorecendo a fidelidade e generosidade dos fiéis.

Além disso, com o uso desse tipo de solução até mesmo o trabalho das secretarias paroquiais é facilitado, pois as informações são estruturadas de modo a auxiliar a organização e entendimento das informações.

Leia também:

- 6 benefícios do App SouDizimista que vão ajudar muito você e sua paróquia, clique aqui! 

Não resta dúvidas de que a tecnologia, se bem utilizada, tem o potencial de ser uma poderosa aliada na evangelização da paróquia, tanto de maneira direta, como de maneira indireta, trazendo mais informação, comunicação, auxiliando na organização e gestão da sua paróquia.

A ServoFiel Tecnologia existe para simplificar a vida da paróquia, por meio de soluções automatizadas para ofertas e contribuições, devolução do dízimo, pagamentos de produtos nas secretarias e tíckets para eventos, além de oferecer também soluções para a gestão financeira da paróquia. 

Então se você deseja modernizar sua paróquia, e oferecer aos seus paroquianos e visitantes uma experiência ainda mais prática na hora de devolver seu dízimo ou contribuírem com a paróquia, conheça as soluções da ServoFIel Tecnologia.  Clique aqui! 

Nossa missão é levar mais praticidade e tecnologia, para que você se preocupe com o que é mais importante, a evangelização.

Leia também:

- Quais as soluções da Servo Fiel para a minha paróquia? Clique aqui!


Do mesmo autor
Mais em Tecnologia
Veja todos
 
 
 
 
 
X
Você será atendido por um especialista.

Para agilizar o andamento, preencha os seus dados abaixo.