Fique por dentro
 

Qual é a missão do agente da pastoral do dízimo?

Ser missionário do dízimo é ajudar o outro a ter uma experiência com Deus, e assim incentivá-lo a participar ativamente da vida paroquial. Leia mais aqui!

Dízimo

10.02.2021 - 08:00:00 | 7 minutos de leitura

 Qual é a missão do agente da pastoral do dízimo?

Todo cristão batizado é um missionário da Palavra de Deus, é um agente que leva (ou ao menos deveria levar) a Boa-Nova ao próximo seja em casa, no trabalho, na paróquia, na pastoral, enfim, em todo lugar e em toda a situação. Sabendo disso, vemos que desde sempre fomos chamados a ser Sal da Terra, como nos disse Jesus no evangelho de Mateus 5, 13 "Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens". Devemos sempre ter em nós este chamado missionário que ama Jesus e dissemina o Reino de Deus diariamente em suas atitudes e palavras, para ajudar a vida a ter um bom sabor!

Cada pessoa tem um chamado específico que Deus o faz, chamamos isso de vocação, você pode ser um sacerdote, uma freira, um casal vocacionado ao matrimônio, ou ainda, ser um leigo consagrado a uma comunidade de vida, por exemplo. Mas independente desse chamado específico, Deus nos chama à santidade e a missionariedade.

A importância da Pastoral do Dízimo na paróquia

A Pastoral do Dízimo é a pastoral que dá fôlego e energia para todas as atividades da paróquia, uma vez que é através do dízimo que a paróquia consegue os recursos necessários e também fideliza os fiéis na fé. 

O fiel que entende a real importância e o mistério por trás da devolução do dízimo, nunca mais deixa de participar dessa missão tão importante para o Reino de Deus, assim como os primeiros cristãos entenderam. 

Lemos no livro de Atos 2, 42-44, o trecho que fala sobre o início das primeiras comunidades, acompanhe: "Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação."

Vemos aqui que os primeiros cristãos entenderam realmente a importância de ajudar a Boa-Nova de Cristo ir mais longe pelo mundo, mesmo depois da morte, ressurreição e ascensão de Jesus. O Espírito Santo foi derramado em Pentecostes, e assim, acendeu no coração dos apóstolos e discípulos a chama da evangelização, para que eles falassem do que viveram com Jesus, e pudessem ser missionários de fato! 

E até hoje bebemos dessa graça de Pentecostes, uma vez que a Palavra de Deus foi semeada em nosso meio e em nossas vidas. E até hoje é perpetuada pelos cristãos que reconhecem a importância de viver em comunidade dentro de sua paróquia, pois é muito valioso o ensina tanto para o amadurecimento de cada um.

O mistério do dízimo

No relato das primeiras comunidades, vemos que as pessoas dividiam tudo, e cada um conseguia o que precisava no momento propício, a providência divina foi manifestada dia após dia. E até hoje essa graça acontece em nossas comunidades e paróquias, através da participação dos fiéis nas atividades pastorais, e também com a devolução do seu dízimo. 

Queremos te convidar a refletir: atualmente você serve em alguma pastoral ou movimento em sua paróquia? Se sim, você está fazendo o seu melhor, ou está apenas "cumprindo tabela"? Você já teve uma real experiência com Deus e Seu amor misericordioso? Quem viveu uma experiência com Deus, sabe do que estamos querendo dizer. É algo surreal, que te faz ter vontade de participar mais e mais, e ter sede que as outras pessoas também experimentem essa sensação do céu!

A missão do agente de pastoral do dízimo


Podemos ver que a missão principal do agente da pastoral do dízimo é proporcionar aos outros de fato uma experiência com Deus, e que esta seja inesquecível. E a partir disso, as pessoas terão mais vontade de servir, vontade de participar de pastorais e movimentos, seja do dízimo, da música, da catequese, da família, enfim de todas as existentes na paróquia. 

Desta forma, todas as ações planejadas e executadas dentro da pastoral do dízimo deveriam ter essa preocupação: isso que estamos fazendo, ajudará a proporcionar uma experiência do paroquiano com Deus?

Se o conjunto de atividades ajudarem nesse encontro, seja através de formações, encenações, mensagens, acolhida, testemunho e tantos outros, as pessoas começarão a ter sede também de contribuir efetivamente para a manutenção das atividades paroquiais por meio da devolução do dízimo. Dentro destas atividades, podemos dividi-las nas quatro dimensões principais que o dízimo opera, a fim de que exista um equilíbrio entre elas e nenhuma fique desfavorecida. Você já conhece?
 
As 4 dimensões do dízimo

De acordo com o Documento 106 da CNBB são elas: 
Dimensão religiosa: ajuda ao cristão a compreender a vivência da fé e pertença a uma comunidade eclesial. Tem a ver com a relação do cristão com Deus.
Dimensão eclesial: traz a consciência de ser membro da Igreja e corresponsável, para que a comunidade disponha do necessário para a realização do culto divino e para o desenvolvimento de sua missão.
Dimensão missionária: permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma Diocese e entre dioceses, manifestando a comunhão que há entre elas. (Igrejas irmãs)
Dimensão caritativa: é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência.

Como o agente de pastoral do dízimo vive a sua missão? 


Existem dois tipos de missão que podem ser realizadas, a missão local, na sua própria comunidade, e a missão em outras paróquias e dioceses.
A missão local, que acontece na sua própria paróquia com os coordenadores e participantes da Pastoral do Dízimo, TODOS os participantes são missionários, pois se relacionam ativamente com outras pessoas e outras pastorais, e que vêem o seu desenvolvimento pessoal e pastoral durante a vida na paróquia. 

A Pastoral do Dízimo, trabalha em parceria com todas as outras pastorais e movimentos, pois ela ajuda na evangelização sobre o dízimo e na providência de recursos para o andamento da missão.

A em outras paróquias e dioceses, acontece quando há um convite,  é aquela onde o agente ou grupo de agentes saem da sua comunidade e visitam outras paróquias, dentro ou fora de sua cidade para realizar palestras, treinamentos, e também momentos de espiritualidade com o objetivo de formar e animar outros leigos. Dessa forma, é fomentada a evangelização em mais territórios, levando experiências para outras pessoas e fortalecendo a unidade de nossa igreja.

O dízimo é uma das práticas que nos torna mais humanos, é um exercício de amor, é a prática do amor de Deus no meio do povo, sobretudo os menos favorecidos. Incentivando a participação comunitária nos eventos, e principalmente, nas missas e na partilha do dízimo. Você que já é um agente do dízimo, incentive seus amigos e parceiros de pastoral a conhecerem cada vez mais o quão bonito e profundo é o trabalho missionário do dízimo na paróquia. O quanto é importante a participação de toda a comunidade com o dízimo e qual a diferença que essa participação trará para toda a comunidade.

Você que é agente do dízimo, deseja conhecer ainda mais sobre o Pastoral do Dízimo? Conheça a Escola da Partilha, um projeto da ServoFiel em parceria com a Editora A Partilha, onde o tema dízimo é estudado profundamente em aulas focadas na formação integral do agente da pastoral! É uma experiência fundamental e de muito valor, clique aqui e saiba mais!


Do mesmo autor
Mais em Dízimo
Veja todos
 
 
 
FECHAR
Popup
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E CONTINUAR
 
 
X
Você será atendido por um especialista.

Para agilizar o andamento, preencha os seus dados abaixo.