Fique por dentro
 

Especial Dia da Secretária: 5 qualidades da Secretária Paroquial que causam admiração de todos

Em homenagem ao Dia da Secretária, elencamos 5 qualidades principais que admiramos nas secretárias paroquiais. Quer saber quais são? Então, leia este post!

Secretaria

03.09.2020 - 10:00:00 | 9 minutos de leitura

Especial Dia da Secretária: 5 qualidades da Secretária Paroquial que causam admiração de todos

O Dia da Secretária é celebrado no dia 30 de setembro, quando também a Igreja celebra o Dia de São Jerônimo. O santo trabalhou como secretário do Papa Damaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384. Chamado de “Doutor Máximo das Escrituras”, Jerônimo traduziu o Antigo e o Novo Testamento, a Vulgata, para o latim. Ele morreu no começo do século V, no dia 30 de setembro. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e dos secretários. Que especial ter como padroeiro um santo que foi tão íntimo da Palavra de Deus, não é mesmo? 

Nestes anos de relacionamento com pessoas tão especiais como você, observamos que uma paróquia consegue cumprir adequadamente sua missão quando possui uma equipe engajada, que une forças em prol do acolhimento e da evangelização, através de todas as dimensões: pastoral, missionária, eclesial e caritativa.

Ser secretária (o) paroquial exige muito mais do que ser secretária (o) em qualquer outro local. Foi o tempo em que apenas atender telefone e pessoas que chegam presencialmente eram os papéis principais nas secretarias paroquiais. Hoje a exigência jurídica, contábil, fiscal entre outras pressiona o dia-a-dia desses profissionais, deixando-os as vezes meio estressados com tanta coisa para fazer não é mesmo? É preciso ter equilíbrio, e buscar estar sempre atualizado.

A grande maioria dos profissionais que trabalham nas secretarias paroquiais são extremamente preocupados com o que as pessoas da comunidade e principalmente o Padre pensam a seu respeito, e sobre o seu trabalho. Você também é assim? 

Como seria, você ser ainda mais admirada (o) pelo seu pároco e pelas pessoas da sua comunidade do que já é hoje? Acredita que isso deixaria sua rotina mais leve, e você mais feliz? Tenho certeza que sim!
Então, vamos lá, sempre é possível a quem deseja, aprender e melhorar. Aproveite as dicas!

Perceber o que ninguém percebe

Você que é secretária (o) paroquial, tem a sensibilidade de perceber as lacunas onde há necessidade de apoio, de mudança, ou algum pequeno ajuste, pois tudo da paróquia passa por suas mãos. Você é o elo que permite levar ajuda a quem precisa, melhorar os processos, acolher bem a todos, orientando, muitas vezes, até mesmo o Pároco a respeito da melhor decisão. Sim! Você é essa pessoa, tão especial e fundamental em nossas comunidades, a mola propulsora da mudança. Sua preocupação com o perfeito andamento de todas as coisas em sua paróquia é a forma de demonstrar o \"zelo pela casa de Deus\", assim como diz em Salmos 68,10. 
Com apoio e incentivo da secretária (o) paroquial, é possível mudar para melhor toda a rotina de uma paróquia, quer saber como? Permitir que as pastorais se envolvam mais nas atividades que a elas competem é uma forma de valorizar aquelas pessoas e também de organizar melhor as atividades paroquiais. Por exemplo, no caso da pastoral do dízimo, acolher os dizimistas e os dízimos, sendo eles os responsáveis por cuidarem da gestão e lançamentos do dízimo nas missas, é uma grande motivação para engajar a pastoral, pois sentem-se uteis e valorizados. Para isso, é preciso apoiar, motivar e treinar. E você enquanto secretária paroquial é quem pode promover essa mudança! 

Colocar-se no lugar do outro

Tudo começa no relacionamento interpessoal. Saber lidar com as pessoas que procuram a paróquia é fundamental. Acolher e informar o paroquiano é uma grande responsabilidade, pois essa pequena atitude pode fazer algo além acontecer. O paroquiano pode se sentir motivado a participar de alguma pastoral, quem sabe até se tornar um dizimista fiel ou um promotor da vida pastoral, ao entender que ali, em sua paróquia, as pessoas são bem acolhidas.
Falamos sobre isso também neste post:  Como tornar a secretaria da Igreja um espaço acolhedor

Um exercício bem interessante, é imaginar que você se mudou para outra cidade. Lá você não conhece ninguém, acabou de chegar, e tentará buscar contato com a paróquia de seu bairro para engajar-se na vida em comunidade. Pense em todas as dúvidas que você teria, e como você gostaria que fosse essa acolhida e orientação. Imaginou? Muito bem, agora volte para si, e analise como está essa acolhida e orientação na sua paróquia. O que você pode fazer para melhorar essa experiência do paroquiano? Vamos lá, mãos a obra, não deixe para depois, implemente novas rotinas para facilitar seu trabalho e acolher melhor!

Busca contínua por melhoria 
O mundo está cada vez mais tecnológico e, até mesmo a Igreja precisa se adaptar a essa realidade. Ela e as pessoas que trabalham em prol da evangelização. A pandemia da COVID-19 mostrou-nos que a internet é uma grande aliada nesse sentido, seja por meio de transmissões de missas on-line ou reuniões em chamadas de vídeo, entre outros exemplos.
 
Por isso, é preciso estar muito atenta (o) ao que acontece ao nosso redor, ao que os paroquianos estão falando, o que pedem, e o que existe de possibilidades principalmente em relação a novos serviços e tecnologia que pode ser utilizada pela paróquia.
Observar também o que está acontecendo em outras paróquias que poderia ser implementado na sua, para trazer mais eficiência no atendimento. 

Gostaria de lhe provocar agora a pensar um pouco: você consegue lembrar de alguma empresa na sua cidade, que faz muitos anos , e é sempre do mesmo jeito? Sem nenhum tipo de novidade? Esse lugar talvez, que mesmo todo mundo usando cartão de crédito, lá naquele lugar só aceita dinheiro? Então! Muito provavelmente você seja consumidor desse estabelecimento, porque oferecem um bom produto, talvez uma comida boa ou outra coisa que lhe atraia.  Mas ao mesmo tempo, você percebe que poderiam melhorar em alguns aspectos, certo? Muito bem, agora vamos usar o mesmo pensamento para a nossa paróquia. No que podemos mudar para inovar, para trazer mais comodidade para as pessoas, para alcançar os corações delas de modo que antes não fazíamos?  A tecnologia está batendo a nossa porta. Você já conhece o app SouDizimista? Clica aqui e veja!

Ser engajada e proporcionar o engajamento

Secretária (o) paroquial não deveria nunca ser visto como o título de só mais uma função dentro da rotina de serviço da Igreja. Na maioria das vezes, são figuras atuantes pastoralmente, que participam regularmente e vivem a realidade pastoral, sonham os sonhos de Deus para sua pastoral e para sua paróquia. Encontra nos parceiros, amigos de caminhada para toda a vida. Uma qualidade que permite a elas aprender a evangelizar de diversas formas em seu dia a dia de trabalho. 

Aqui fica uma dica muito valiosa para você que é secretária (o) pastoral. Caso não seja atuante em alguma pastoral ou momento da sua paróquia (mas mesmo que você seja), é muito importante conhecer como funciona e o carisma de todas as pastorais e movimentos que existem na sua comunidade. Sugerimos que você peça autorização tanto para seu pároco, como para os coordenadores e participe de algumas reuniões e encontros para entender suas dinâmicas. 

Tenha um tempo também para conversar com cada coordenador de pastoral da sua paróquia, para saber o que eles fazem, quais suas atividades, quem são as pessoas do grupo, o que os motiva, quais as dificuldades, como a secretaria paroquial poderia ser mais prestativa para eles. Fazendo isso, você coloca-se numa posição de humildade, de querer aprender e prestar um melhor serviço para cada uma destas pessoas, além de poder orientar os paroquianos que ainda não estão engajados em alguma pastoral para se aproximarem e conhecerem. Olha que trabalho maravilhoso, pastoral e missionário você estará desenvolvendo! 

Perseverança e Docilidade
Quando se trabalha na secretaria paroquial, muitas alegrias acontecem, mas, também, há desafios que, por vezes, parecem até impossíveis de serem solucionados. Por isso, a perseverança e a docilidade são qualidades que trazem admiração às secretarias (os). Inspiradas pela luz do Espírito Santo, é admirável ver a vontade daquelas que não medem esforços para buscar a resolução dos problemas, a respostas para perguntas, e assim por diante, tudo para manter a ordem e a paz na Casa de Deus.

Nem tudo se resolve no momento e da forma que queremos. Nem todas as pessoas conseguem perceber a boa intenção que você trás dentro de si, e as vezes alguns desencontros acontecem. Mas, lançando mão da docilidade, te buscar olhar no outro a imagem e semelhança de Jesus, perceber que é um irmão, um filho de Deus, nos motiva a procurar abaixar nossas armas e acolher a situação mesmo que no início pareça difícil. 

Estar na secretaria paroquial, é como um casamento. Nós católicos, sabemos que ao nos casarmos temos um compromisso de viver o resto da vida juntos. Não é possível sequer passar pela nossa cabeça uma separação. Então, se algo não vai bem, é importante parar e resolver, pois do contrário a vida vira um inferno. Na secretaria paroquial não é diferente. Por isso precisamos ser perseverantes e buscar a melhor solução para todos. Cada um, tentando observar no outro o seu ponto de vista. E a pergunta mais importante, diante de qualquer situação onde precisamos tomar decisões:  “o que Jesus faria no meu lugar? “

Esperamos que este conteúdo tenha tocado seu coração e te motivado a ser uma secretária paroquial de excelência, ainda mais humana, que ama o que faz, ama os outros e enxerga sentido no seu trabalho. Ser secretária de paróquia é uma linda missão! 

Que tal, expressar seu amor por essa linda missão através das redes sociais? Poste uma foto sua, em sua Paróquia, e declare seu orgulho por sua profissão.

Parabéns pelo seu dia! 

E, já que o tema deste conteúdo é você, recomendamos a leitura deste e-book que fala sobre o mesmo assunto: 

Top 10: dicas incríveis para as secretárias de Igreja

Do mesmo autor
Mais em Secretaria
Veja todos
 
 
 
 
 
X
Você será atendido por um especialista.

Para agilizar o andamento, preencha os seus dados abaixo.